TREINO EM CASA: Treine basquete em casa agora mesmo!
TREINO EM CASA: Treine basquete em casa agora mesmo!
15 de fev. de 2021 20:55:02
Luisa Faria

TREINO EM CASA

Fala, Comunidade Baska!

Com a pandemia, muitos jogadores e jogadoras ficaram sem ter acesso ao local mais sagrado pra treinar basquete: a quadra. A boa notícia é que você não precisa de uma quadra pra levar o seu jogo ao próximo nível. Separamos vários exercícios pra você melhorar suas habilidades no basquete com um super treino em casa. Se você realmente quer melhorar, agora não existem mais desculpas. Basta treinar e ser consistente. É importante ter essa consistência de treinar em casa e trabalhar o seu jogo todos os dias, para que você consiga desenvolver bem o seu jogo enquanto seus adversários descansam.

Esse treino em casa será um treino básico e iremos trabalhar diversos fundamentos do basquete. Caso você queira um treino em casa de basquete avançado COMENTE abaixo dessa postagem a frase "EU QUERO".

Agora chega de conversa e vamos ao nosso treino em casa:


1° EXERCÍCIO: Drible Sentado (automação de drible).

Materiais utilizados: Bola de basquete, um sofá ou cadeira.

Este exercício é para a automação do seu drible. Sente-se na cadeira ou no sofá. Com a bola de basquete, você irá simplesmente passar a bola de uma mão à outra por baixo das duas pernas. Durante o exercício, assista à televisão ou algum vídeo, de preferência do Victão Basquete pra Vida no YOUTUBE, rsrs (ball is life). A importância de assistir algo enquanto faz o exercício é justamente para tirar sua atenção do drible, e assim torná-lo um movimento cada vez mais natural para você. Evite ao máximo olhar para a bola durante o exercício.

À medida que for ficando fácil, você pode introduzir variações do exercício, como passar a bola entre as pernas e dar dois quiques durante a passagem.




2° EXERCÍCIO: Drible livre (automação de drible).

Materiais utilizados: Bola de basquete.

Esse exercício é uma variação do 1° exercício. Continuaremos treinando o drible e a automação do drible. A diferença é que, ao invés de driblar sentado (a), você irá driblar em pé.

Coloque o seu celular apoiado em uma cadeira e assista algum vídeo, ou assista à TV para tirar sua atenção do drible. Enquanto isso, de pé, você simplesmente irá driblar no mesmo lugar. Você não precisa driblar em uma velocidade rápida a princípio. Pode variar os dribles (pela frente, entre as pernas e por trás das costas). Quando for sentindo mais confiança, pode ir aumentando a velocidade e variar o seu drible com combos, moves e etc.

Este é um exercício bem fácil de automação de drible. Com essa automação, você não precisará pensar pra driblar na hora do jogo, podendo focar em outras coisas enquanto dribla, como execução de jogadas, visão de quadra, e opções de passes, o que contribuirá bastante para a melhora da sua performance.

Quem diria que isso seria possível com um treino em casa, não é mesmo?



3° EXERCÍCIO: Formato de arremesso.

Materiais utilizados: Bola de basquete.

Mais um exercício super simples para treino em casa. Aqui iremos focar no arremesso. Sempre pensamos que para treinar o arremesso, precisamos necessariamente de uma bola oficial. Se você for treinar na quadra, esse detalhe é importante sim, pois o peso e formato da bola que você treina usando as mesmas dimensões de aro que usará no jogo, influencia no resultado final do jogo. Porém, nesse tipo de treino em casa, onde focamos apenas na automação e no movimento do arremesso, esse detalhe da bola oficial não é tão importante. Logo, você pode utilizar qualquer tipo de bola de basquete que tem em casa.

Postura inicial: Pé dominante um pouco à frente do outro, ambos os pés alinhados com os ombros.

Na postura inicial, você irá imaginar uma linha reta que começa entre os seus pés e continua infinitamente. Feito isso, com a bola, você irá executar o movimento completo do arremesso, e irá focar em acertar a bola exatamente na linha imaginária que você traçou. O foco desse exercício é justamente caprichar ao máximo na execução do movimento do arremesso. Flexione as pernas no início do movimento, estenda o braço lá em cima e quebre a munheca. Capriche na mecânica, acerte a bola na linha e automatize esse movimento.

Arremessou na sua linha imaginária? Pegue a bola e repita o exercício.




Variação do exercício: Depois que já tiver treinado a primeira variação, agora você irá ficar de frente a uma parede. Mire em um ponto alto dessa parede, e tente acertar exatamente nesse ponto em que você focou. Repetindo: execute a mecânica do seu arremesso da melhor maneira.




4° EXERCÍCIO: Drible com passe na parede.

Materiais utilizados: Bola de basquete e uma parede.

De frente pra parede, flexione os joelhos, ficando na posição de drible. Execute uma mudança de direção pela frente e passe a bola na parede. Ao executar o passe na parede, a bola irá voltar na sua mão. Ao receber a bola, execute um crossover imediatamente e passe a bola novamente pra parede, fazendo esse movimento de forma contínua.

Execute 3 séries de 12 repetições.

À medida que for ficando mais fácil, você pode realizar algumas variações nesse exercício, como passar a bola entre as pernas e por trás das costas.




5° EXERCÍCIO: Treino de Spin.

Materiais utilizados: Bola de basquete.

Aqui, iremos treinar novamente o arremesso. Deite em alguma superfície de sua escolha. Pegue a bola na altura dos ombros (não é pra ser muito próximo ao rosto) e comece a arremessar. Foque na forma do arremesso e em quebrar a munheca pra gerar o spin. Controle para que a bola não vá muito para os lados, nem muito para frente e para trás. Tente fazer com que ela vá sempre em linha reta em relação ao seu corpo. Trace uma linha mentalmente em que a bola deve ir e voltar na mesma linha. Esse é um exercício bem fácil e simples que você pode realizar em qualquer lugar.



Gostaram dos 5 exercícios de basquete para treino em casa? Com certeza, é possível dar uma treinada boa com esses exercícios, evoluindo seu jogo, principalmente se você é iniciante ou intermediário no basquete. Espero que vocês tenham gostado desse post. Deixem sugestões de mais post nos comentários.

VEM PRA COMUNIDADE BASKA! TMJ!

Temos um vídeo completo no YouTube reproduzindo todos esses exercícios, corre lá pra assistir:




Comentários (0)

    Seja o primeiro a comentar!